Oportunidade

Oportunidades para o futuro profissional

Até sexta-feira, profissionais de diferentes áreas e ex-alunos da Faculdade de Tecnologia Senac irão apontar perspectivas para o futuro das áreas; entrada no evento é gratuita

Carlos Queiroz -

A Faculdade de Tecnologia Senac promove uma semana repleta de conhecimentos e experiências em áreas de linguagem, tecnologia e marketing. Até esta sexta-feira, profissionais e ex-alunos tratarão de temas como a inserção no mercado de trabalho, e de oportunidades para os campos de atuação. A programação teve início ontem, com relatos sobre o panorama do mercado da Unreal Engine, ferramenta que pode ser utilizada para o desenvolvimento de jogos, e sobre a importância do idioma inglês para o mercado de trabalho e para a área acadêmica. A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas

Na tarde de terça-feira, os presentes puderam acompanhar o relato experiencial do Analista de Sistemas Victor Pruss, que também é pós-graduando em desenvolvimento de games. Na ocasião, o profissional apresentou um panorama no cenário de jogos eletrônicos no Brasil, que movimentou 1,5 bilhão de dólares no ano passado. Além disso, apresentou a Unreal Engine, ferramenta que pode ser utilizada para o desenvolvimento de jogos para smartphones, computadores, e consoles, além de conteúdos de realidades aumentada e virtual. "É um mercado muito forte e latente para se começar a trabalhar", afirmou Pruss, ressaltando a falta de pessoas habilitadas para a função no país. "É como um alfabeto, tu pega as letras e monta as palavras", resume Windell Dias, 22 anos, em relação à Unreal Engine, lembrando que, em muitos casos, não é necessária a programação de códigos. O jovem concluiu o curso de extensão sobre o tema, oferecido pelo Senac, e continua trabalhando no desenvolvimento de um jogo, voltado para computadores, juntamente com o amigo Richard Rodrigues, 33 anos.

Mais tarde, às 19h, foi a vez de acompanhar a experiência de Flávio Meireles, formado em licenciatura em inglês/português, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e mestrando na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que tratou da importância da língua inglesa no cenário nacional e mundial. "Esse idioma passa a ser de vital importância para o lado profissional e acadêmico", afirma. O profissional, que morou durante seis anos na cidade de Bournemouth, na Inglaterra, destacou que o domínio do inglês passou a ser de grande importância para o mercado de trabalho, sendo tratado como requisito básico em grandes empresas multinacionais que atuam no Brasil. "Ele sai do âmbito de viagem e lazer e passa para o campo profissional", destaca.

Programação até sexta

Hoje, às 19h, a mestre e doutoranda em educação, com proficiência em tradução e interpretação em Libras, Daiana Martins, solucionará dúvidas sobre os campos de atuação, remuneração e benefícios referentes à área. Ela explica que o mercado para o profissional habilitado para tradução e interpretação é maior no campo educacional, mas passa por um processo de ampliação para outras áreas. Além disso, pretende apontar que o aprendizado pode ser agregado a outras práticas profissionais. "Um advogado pode se comunicar melhor com um cliente, por exemplo".

A programação encerra na noite de sexta-feira. Às 19h, o mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e especialista em Educação pela UFPel, Sérgio Becker, apontará os caminhos para o futuro dos profissionais do curso de Processos Gerenciais. No mesmo horário, os ex-alunos do Senac, Patrick Porto e Frederico Kremer, falarão sobre as perspectivas para os profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Porto trabalha como Engenheiro de Software Front-End e Kremer como Cientista de Dados, ambos na startup Melhor Envio. Para às 20h, o assunto será o futuro para os profissionais de Marketing, novamente com Sérgio Decker, juntamente com o ex-aluno Gary El Massri, profissional da área.

Inscrições abertas

As inscrições para os eventos da semana são gratuitas e podem ser realizadas pelo site https://www.senacrs.com.br/fatecpelotas ou na hora das atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-6918. As matrículas para os cursos oferecidos pela Faculdade também estão abertas, e podem ser efetuadas até o dia 2 de março, data de início das aulas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quase três milhões de assinantes reclamaram para a Anatel em 2019 Anterior

Quase três milhões de assinantes reclamaram para a Anatel em 2019

Domingo é dia da abertura oficial da colheita da uva Próximo

Domingo é dia da abertura oficial da colheita da uva

Deixe seu comentário